Skip to content

Saque Digital do FGTS: O que você deve saber antes de sacar!





O saque digital FGTS é a nova ferramenta da Caixa para pagamentos do FGTS, esse novo serviço é 100% digital e proporciona mais agilidade, segurança e praticidade.

O novo serviço começou a funcionar em fevereiro de 2020 e está disponível para todos os trabalhadores que possuem valor liberado para saque e que se enquadrem em qualquer uma das modalidades existentes para saque do FGTS.

O FGTS foi criado para proteger o trabalhador em casos de despedida sem justa causa, contudo existem vários casos em que o trabalhador pode receber o valor depositado na conta do FGTS.




Portanto, é uma ótima notícia saber que o saque digital do FGTS 2020 irá abranger todas as modalidades de recebimento do FGTS, pois facilita o processo e ainda evita aglomerações nas agências.

Continue acompanhando este texto para saber mais sobre esse novo serviço disponibilizado pela Caixa.

O que é o Saque Digital do FGTS?

Saque Digital do FGTS
Saque Digital do FGTS

O saque digital do FGTS é um novo serviço oferecido pela Caixa, onde o trabalhador pode realizar diversos serviços em relação ao FGTS.




O trabalhador poderá realizar transações de forma online, 100% digital e de forma totalmente segura, pois a Caixa garante a segurança das informações e dados do trabalhador.

Para utilizar essa nova funcionalidade da Caixa será necessário baixar o App FGTS, é possível baixá-lo nas lojas de Aplicativos do celular.

Dentre os serviços disponível na plataforma do App estão a solicitação do saque digital FGTS rescisão, modalidade em que os valores são liberados devido a rescisão de contrato de trabalho sem justa causa, solicitação de saque decorrente de outras modalidades possíveis para o saque, upload de documentos, indicação de uma conta bancária para receber o crédito, podendo ser de qualquer banco, consultar saldo, visualizar extratos, entre outros.

Como fazer o Saque Digital do FGTS no aplicativo?





Solicitar o saque digital do FGTS no aplicativo é bem simples, após baixar o App será necessário se cadastrar no App, para isso siga o passo a passo a seguir:

  • Baixe o App FGTS na loja de aplicativos do seu celular
  • Clique na opção “Cadastre-se”
  • Agora será necessário preencher todos os dados que aparecem na tela como: CPF, data de nascimento, o nome completo, e-mail, etc.
  •  Será necessário cadastrar uma senha de acesso, escolha uma senha de fácil memorização, ela deverá ser com seis dígitos numéricos, ou seja, apenas números.
  • Após incluir seus dados e confirmar que está tudo certo, clique no botão “Não sou um robô”, esse é um passo importante, você deve verificar que selecionou esse campo para que o sistema finalize o cadastro.

Para confirmar o e-mail que foi informado, um e-mail será enviado para a caixa de entrada do mesmo, por isso abra a sua caixa de entrada após finalizar o cadastro e clique no link enviado.

Depois de confirmar o cadastro basta utilizar o App com o login sendo o CPF e a senha que você escolheu.

Quando você realizar o login no App pela primeira vez será necessário responder algumas perguntas relacionadas à sua vida funcional e ler e aceitar os termos e condições para usar o novo saque digital do FGTS do Aplicativo, para isso clique em aceitar ou concordar.

Agora é só navegar pelas funcionalidades do Aplicativo e solicitar saque digital FGTS.


Quais as informações necessárias para este saque?

Para solicitar o saque do FGTS é necessário apresentar alguns documentos na Caixa.

Com o saque digital do FGTS não seria diferente, também é necessário apresentar alguns documentos, mas a parte mais legal dessa modalidade é que tudo é digital, por isso que pelo App existe a facilidade de upload de documentos, onde é possível enviar os documentos de forma digitalizada, pelo App.

No caso da demissão sem justa causa, pelo empregador, por exemplo, será necessário enviar os seguintes documentos:

Documento de identidade, número do PIS/PASEP/ NIS ou NIT, TRCT, TQRCT/THRCT (para as rescisões formalizadas até 10/11/2017), CTPS, Termos de audiências e conciliações da Justiça do Trabalho, com as devidas homologações em casos de reclamação trabalhista ou quando a rescisão for estabelecida por meio de Sentença do Juízo Arbitral, atas de assembleias gerais ou de Conselhos de Administração que deliberaram pela nomeação, reconduções, término do mandato ou pela exoneração do diretor não empregado, devidamente registradas e com os procedimentos cumpridos.

Novo saque digital FGTS

A transferência só vale pelo aplicativo?

O crédito de algumas modalidades do FGTS somente será depositado em uma poupança digital aberta pela Caixa para o trabalhador, como no caso do saque emergencial.

Portanto, o melhor canal para solicitar a transferência é através do App FGTS, onde o trabalhador consegue realizar o cadastro de forma prática sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Contudo, também é possível solicitar o saque digital FGTS no site da Caixa, mas para isso é necessário que o trabalhador já possua a senha de acesso do site, caso não possua o trabalhador deve solicitá-la em uma agência.

Por isso, a utilização do App é mais indicada, pois evita que o trabalhador compareça diretamente na agência, proporcionando mais praticidade e evitando aglomerações.

Não consegui transferir, pra onde devo ligar?

Após solicitar o saque digital do FGTS o prazo para recebimento é de 5 dias úteis, isso se a modalidade do FGTS não for nenhuma das que seguem calendário anual, como por exemplo o saque aniversário.

Porém, se após solicitar a transferência e após o prazo o crédito não ocorrer, entre em contato com a Central de atendimento da Caixa:

SAC: 0800 726 0101

Caixa Cidadão: 0800 726 0207

Saiba mais no vídeo a seguir e para mais informações, acesse o blog → FGTS Consulta: