Skip to content

Chega de perdas! Veja Isso Sobre Juros do FGTS





Calcular os juros do fgts nunca foi exatamente o foco principal do trabalhador, isso por que fica na responsabilidade da empresa fazer todos os cálculos e depósitos.

Eventualmente, são feitos reajustes e a correção desses juros, cálculos feitos pelo governo, representado pela Caixa Econômica

O juros fundo de garantia de tempo de serviço é uma poupança obrigatória, e assim sendo, tem um rendimento mensal. A taxa de juros FGTS de 3% ao ano é considerada muito baixa, mas não deixa de ser um rendimento.




Mas quem tem direito ao juros do FGTS, como sacar, quando é possível fazer esse saque e como é feito esse pagamento?

É exatamente isso que veremos nesse artigo, vamos explicar como esses cálculos, os valores das taxas.

Seguindo os itens abaixo o cidadão interessado vai conseguir ter uma noção de como é feita a correção juros FGTS e verificar se está recendo o que é de direito.

juros fgts em atraso
Como calcular JAM FGTS em atraso

Juros do FGTS  em Atraso





Os juros do FGTS recolhidos em atraso são relativamente altos, e a empresa que não faz o recolhimento até o 7° dia do mês será obrigada a pagar essas multas. O valor das taxas é de 5% no primeiro mês e 10% nos meses seguintes.

O cálculo dessas multas e o juros e atualização monetária fgts (JAM), é feito automaticamente e a empresa paga tudo de uma só vez no momento da regularização, diretamente na Caixa Econômica Federal ou no site.

Mas o trabalhador não fica com todo valor de juros e multa fgts, ele fica somente com o valor o JAM corregido para data do pagamento. O valor da multa (5% a 10%) vai para o governo.

Conta inativa FGTS rende juros?

Assim como uma conta ativa a conta inativa fgts rende juros sim. e o valor também é o mesmo, 3% a 6%, mais o valor da taxa referencial do governo.

Com a medida provisória de 2016, o trabalhador que tem conta inativa poderá sacar o valor nela retido.

Para saber o valor e como sacar o juros do FGTS, basta entrar no site da caixa; http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx, preencher os dados relacionados ao NIS ou cartão cidadão. Os saques podem ser feitos até 30 de abril de 2021, tanto para contas ativas como inativas.

Quem tem direito aos juros do FGTS?

Todo valor recolhido de fgts retido rende juros, seja em contas que ainda recebem depósitos ou não. A taxa fixada é de 3% ao ano, mais a taxa referencial que atualmente está zerada.

Mas existe uma peculiaridade nos valores de taxa de juros do fgts, que deve ser verificada diretamente em uma agência da Caixa Econômica, o FGTS progressivo, citado na própria lei do FGTS:

  • LEI No 5.107/1966 Art 4º A capitalização dos juros dos depósitos mencionados no art. 2º far-se-á na seguinte progressão:
  • I – 3%, durante os dois primeiros anos na mesma empresa;
  • II – 4%, do terceiro ao quinto ano na mesma empresa;
  • III – 5%, do sexto ao décimo ano na mesa empresa;
  • IV – 6%, do décimo primeiro ano na mesma empresa, em diante.


Ainda existem muitas controvérsias de informações sobre como resgatar juros do fgts progressivo e até mesmo calcular esses valores, por isso, aconselha-se a ajuda de um advogado trabalhista para estudar cada caso individualmente.

Tabela juros FGTS em Atraso

Toda empresa que atrasa no recolhimento do FGTS do funcionário é obrigado a recalcular os juros fgts em atraso e pagar o valor total incluindo multas ao governo de 5% a 10% mais 0,5% de mora.

É possível baixar o programa SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).

Ele consolida os dados cadastrais e financeiros da empresa e dos trabalhadores, e gera a guia com qual a taxa de juros do fgts em atraso a ser pago.

  • Acesso pela caixa Econômica Federal:: http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social e acesse usando os dados da empresa.
  • Acesso pela página da Receita Federal:: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/gfip-sefip-guia-do-fgts-e-informacoes-a-previdencia-social-1/aplicativos/gfip-e-sefip-2013-aplicativos
  • O empregador doméstico deve acessar a página http://www.esocial.gov.br/, para fazer o calculo juros fgts em atraso e assim regularizar a situação.


A tabela atualização monetária FGTS atraso que está no programa já está atualizada e quem tem o programa é sempre avisado quando surge atualizações.

Calculo dos juros do FGTS

Fazer o calculo juros fgts que se tem para receber é bem simples.

  • Passo 1: calcule o valor do fgts depositado, ou seja, 8% do salário bruto
  • Passo 2: adiciona a esse resultado o valor de 3% ao ano

( 0,2466 % ao mês)

fgts juros
Juros do FGTS inativo

Na página (https://www.calcule.net/trabalhista/calculo-fundo-de-garantia-fgts/) existe uma calculadora que também pode ajudar bastante, mas os resultados podem variar um pouco em relação aos oficiais da Caixa.

Para o cidadão que não quer fazer cálculos, pode usar o site da caixa Econômica (http://www.caixa.gov.br) ou então o App FGTS, para saber o saldo fgts com juros e correção monetária.

Como sacar os juros do FGTS

O pagamento do juros do fgts é feito diretamente na conta veiculada. Esse valor só pode ser sacado seguindo todo processo nos casos de demissão sem justa causa, aposentadoria e outros dentro das regras de saque de FGTS nacional.

Com a nova lei é possível sacar juros do fgts anualmente com a opção Saque Aniversário – a partir de abril/2021.

Mas cuidado, pois se escolher essa opção perde a chance de sacar todo valor que estiver na conta em caso de demissão sem justa causa.

Correção de juros fgts

Muitas pessoas estão se equivocando sobre a correção de juros do fgts. Claro que cada caso é um caso, mas para se ter uma revisão de valores, em primeiro lugar é necessário uma ação junto à Justiça federal.

Pois uma ação de correção ou revisão de valores do FGTS só se consegue com uma liminar federal, pois a caixa Econômica é um órgão publico.

No vídeo abaixo, está uma explicação muito simples e fácil de se entender, sobre essa ação de correção de juros do FGTS.

Ainda ficaram dúvidas? Quer deixar sugestões? Use o espaço de comentários para isso e responderemos rapidinho e não deixe de ver nossos outros artigos FGTS Consulta.