Skip to content

FGTS Retido: 3 Direitos que você têm e nunca te contaram





O fgts retido, tem sido motivo de muita discussão ultimamente. Isso por que ainda existem muitas dúvidas, afinal de contas. Todo valor retido no Fundo de garantia por tempo de serviço é de direito protegido por lei de todo trabalhar.

Nesse artigo vamos falar sobre o que realmente é esse FGTS retido, como se faz para saber se ainda tem valores a receber, como e quem pode fazer o pedido de saque desses valores.

E a maior dúvida que paira sobre o cidadão é: “Posso acessar minha conta inativa e como posso sacar meu FGTS retido por pedido de demissão?” E a resposta é sim, é possível acessar e sacar valores de contas inativas.




Várias reformas, feitas pelos governos atuantes, vem sido feitas referentes a liberação do FGTS retido, para facilitar esse acesso aos valores que ainda estão nas contas ativas e inativas.

Leia com atenção todos os itens abaixo e saiba como pode resolver tudo sobre o fgts retido.

como sacar o fgts retido
FGTS Retido por Pedido de Demissão como Sacar

O que é FGTS Retido





O FGTS retido é o valor pago pela empresa mensalmente que fica acumulado em uma conta poupança, com rendimentos de apenas 3% ao ano em nome do funcionário. O depósito que deve ser feito integralmente pela empresa.

Somente o funcionário pode sacar fgts retido. E o que difere e classifica esses valores é o tipo de conta, que podem ser:

  • Ativas, aquelas que ainda estão sendo movimentadas, seja pela empresa ou contratante independente atual.
  • Inativas: aquelas que não têm mais movimentação alguma, normalmente essas são relacionadas às empresas com contratos vencidos.


Para muitos trabalhadores, não sabem como pegar fgts retido, e isso sempre foi um problema grande. Mas o governo vem tomando medidas para facilitar todo o processo e é preciso estar sempre atento e sempre se atualizando.

Nova lei para sacar FGTS Retido

Em 2016 o governo fez um adento nas regras para o saque do fundo de garantia por tempo de serviço, que permitia o funcionário sacar fgts retido por pedido demissão ou demissão por justa causa.

Ou seja, o trabalhador com contrato finalizados até 31 de dezembro de 2015, poderia ter acesso aos valores do FGTS nas contas com inatividade de 3 anos,

Em 24 de julho de 2019, o governo anunciou a nova lei de como sacar o FGTS retido por pedido de demissão, que as mudanças mais significativas foram:

  • Saque imediato de R$ 500 por conta (ativa e inativa)
  • Saque Aniversário (o saque pode ser feito anualmente)
  • Trabalhadores vão ganhar 100% do lucro do FGTS, e não 50%, como é hoje
  • Uso antecipado do FGTS para empréstimos


Vários sindicatos afirmam que sacar FGTS retido de empregos anteriores, nada mais é do que entregar o que é de direito do trabalhador, independente do motivo da finalização do contrato de trabalho.

3 Direitos que os Trabalhadores têm com o FGTS e ninguém contam

Existem 3 benefícios que poucas pessoas sabem que têm direito garantido por lei, quando o assunto é como usar fgts retido. Além do mais conhecido, que é sobre habitação é possível usar o FGTS em casos de:

  • Aquisição de Órtese e Prótese: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/aquicao-ortese-protese/Paginas/default.aspx
  • Sacar o FGTS no exterior: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Como-sacar-o-FGTS-no-exterior/Paginas/default.aspx
  • Garantia para empréstimos: http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/consignado/Paginas/default.aspx


O ideal é ir até uma agência da Caixa Federal e negociar minuciosamente cada opção, para assim poder usar o fgts retido de uma forma mais eficaz e consciente.

Quem tem Direito ao FGTS Retido

Todo cidadão que tenha contratos finalizados até 31 de dezembro de 2015 e que não teve como sacar fgts retido por demissão por justa causa ou pedido de demissão.

É possível verificar no site da caixa (www.caixa.gov.br), valores, datas, e todas as informações essenciais para isso.

Mesmo estando trabalhando ou não, é possível sacar fgts retido apos 3 anos de inatividade da conta do fundo de garantia de tempo de serviço retido.

Como saber se tenho FGTS Retido

A maneira mais fácil de saber se tem ou não saldo do fgts retido, é acessando a página http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/extrato-fgts/Paginas/default.aspx, e estar atento a toda movimentação e saldo final descrito no estrato do FGTS.

como sacar fgts retido
Como Receber FGTS Retido

Como Sacar o Valor Retido

A Caixa Econômica federal a fim de facilitar quando for sacar o FGTS retido, criou várias opções, como por exemplo:

  • Ir diretamente a uma agência da Caixa econômica Federal.
  • Usar a página do saque imediato: https://fgts.caixa.gov.br/h6ul5o1obypimnfe1a05n59hyxwm8n2gkmrf2ju47bcjohnfiebx9a4xyqax/pages/inter/home.html
  • Ira a uma lotérica, Correspondentes Caixa Aqui, ou até mesmo em caixas eletrônicos.
  • Acessar o saque imediato pelo aplicativo APP FGTS


Sabe-se que terá como receber o fgts retido através de depósito direto em sua conta, por isso o ideal é ir diretamente a uma agência.

Como Sacar o Valor Retido por Pedido de Demissão

Com a atual lei o governo vai liberar fgts retido para todas as contas, sejam elas ativas ou inativas, o que inclui valores retidos por qualquer motivo, incluindo demissão por justa causa e pedido de demissão.

Na reportagem abaixo é possível entender rápida e facilmente como fazer para sacar fgts retido. Nunca se esqueça que é essencial ter em mãos a documentação essencial para o acesso à caixa.

Continue aprendendo mais sobre seus direitos de cidadão em nossas páginas e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Fale conosco, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e não deixe de ler os outros artigos relacionados ao FGTS em nossas páginas em FGTS Consulta.