Skip to content

FGTS pra quem não tem Conta Caixa – Saque o seu!





É possível retirar o FGTS para quem não tem conta Caixa e não é nada complicado, mas você sabe o que é o Fundo de Garantia, quando foi criado e para que serve?

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi feito para proteger os funcionários que fossem demitidos sem justa causa, abrindo uma conta vinculada aos contratos de trabalho.

Em cada mês (até dia 07) os empregadores precisam depositar, nas contas da Caixa abertas de cada funcionário, 8% sobre o valor do salário de cada um.

O FGTS é constituído por um total desses depósitos feitos mensalmente e esses valores pertencem aos empregados (apesar de ficarem retidos) e não são descontados em folha.




O fundo de garantia foi criado com o objetivo de formar um patrimônio para o trabalhador, podendo ser sacado em ocasiões especiais ou até em situações de dificuldade. Quer saber mais do assunto? Fique até o final!

Como consultar FGTS pra quem não tem Conta Caixa

fgts quem nao tem conta na caixa sacar quando
Consultar Conta da Caixa

O FGTS pra quem não tem conta caixa pode ser consultado assim como fazem os correntistas do banco também.

Algumas das opções para quem quer consultar o saldo do FGTS acumulado são:

  • Baixar o app da Caixa e verificar o saldo;
  • Ligar para o número 0800 724 2019, esperar em linha e inserir o número do CPF para verificar o valor do saldo;
  • Entrar no site da Caixa e verificar o saldo disponível.

Mas, o FGTS para quem não tem conta caixa precisa ser consultado com o cartão cidadão. Atualmente, não é bem um “cartão”, mas é como ele ainda é chamado.




Se você não tem uma senha ainda, pode ir até uma agência e criar a senha do seu cartão e também consultar o saldo disponível e o número de contas que estão abertas.

Como sacar FGTS pra quem não tem Conta Caixa

O saque FGTS para quem não tem conta na Caixa e para quem é correntista acontece de maneiras diferentes, mas segue uma mesma regra:

Você só pode sacar até 500 reais por conta. Ou seja, se você tiver 10.000 de FGTS, mas tiver apenas 3 contas, só poderá receber 1.500 reais desse montante.




O saque do FGTS para quem não tem conta na Caixa é muito simples. Se você já tem a senha do cartão cidadão, siga esses passos:

  • Vá ao Caixa Eletrônico, selecione “SAQUE FGTS”;
  • Agora coloque o seu CPF, data de nascimento e selecione a última empresa em que trabalhou;
  • Depois disso, o próprio caixa automático vai liberar o saldo da primeira conta;
  • Após sair o saldo e o comprovante, terá a opção de ir para a próxima conta;
  • Faça isso até que o caixa automático informe que você não tem mais saldo e gere o comprovante de que o saldo está zerado.

Já o FGTS pra quem não tem conta caixa e também não tem a senha do cartão cidadão, será necessário alterar a senha pela internet ou na agência mais próxima antes de passar no caixa automático.

Quem tem conta poupança na Caixa recebe o FGTS quando?

O calendário do FGTS para quem não tem conta na caixa econômica e para quem é correntista ou tem conta poupança são diferentes.



Confira:

Saque do FGTS para quem tem conta poupança na Caixa

Saque FGTS para quem não tem conta na caixa calendário

O calendário do FGTS para quem não tem conta na caixa segue os meses de aniversário abaixo:

  • Janeiro: saque a partir de 18/10/2021
  • Fevereiro e Março: a partir de 25/10/2021
  • Abril e Maio: a partir de 08/11/2021
  • Junho e Julho: a partir de 22/11/2021
  • Agosto: a partir de 29/11/2021
  • Setembro e Outubro: a partir de 06/12/2021
  • Novembro e Dezembro: a partir de 18/12/2021

Saque FGTS complementar

Se você recebeu o FGTS 500 reais pra quem não tem conta na caixa, ainda tem uma novidade. Já que o saque ficou limitado ao valor de 500 reais por conta, o valor total será liberado a partir do dia 20 de Dezembro.

Mas os nascidos em novembro e dezembro receberão esse valor antes (no dia 18). Para quem já pegou o FGTS, poderá receber a diferença entre o que recebeu e o total disponível.

Mas se você já sacou o seu FGTS e quer saber quanto tem direito a receber no complementar, pode entrar no site da Caixa com a sua senha, clicar em “Saque Imediato” e entrar com seus dados por lá.

Assim que colocar os seus dados, um pop up vai abrir e informar quanto você retirou e a data, além de dizer se você tem direito ao saque complementar – o valor só estará disponível a partir do dia 20/12.

O que acontece se eu não pegar meu FGTS?

O que você deve saber é: o seu saldo do FGTS não é perdido, caso você não o retire da conta, então pode ficar tranquilo.

Mas se você pretende usar o saldo do FGTS para fazer compras ou para qualquer objetivo, é melhor retirar antes de Março de 2021. Isso porque, caso você não saque, ele volta para a conta do FGTS e só poderá ser usado em casos específicos novamente. Essa organização só funciona assim no FGTS para quem não tem conta caixa.

Para quem é correntista ou tem conta poupança, o valor é creditado automaticamente na conta.

Caso você não saque o saldo do FGTS e ele volte para a conta do fundo, fique tranquilo pois ele rendeu o mesmo como se nunca tivesse saído da conta.

E então, alguma dúvida sobre FGTS pra quem não tem conta caixa? Então, veja o vídeo abaixo e esclareça o assunto.