Skip to content

FGTS não caiu na data Prevista? Saiba como agir!





Se o seu FGTS não caiu na data prevista, é importante ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e resolver o assunto. Isso porque é provável que exista algo de errado no seu cadastro.

Desde 2019, o Governo resolveu liberar o saque imediato do FGTS. Ou seja: trabalhadores que estavam com contas inativas podiam sacar até 500 reais de cada uma, de acordo com o valor do saldo.

Para quem já tem conta na Caixa, o pagamento desse saldo acontece de forma automática e segue o cronograma disponibilizado pelo banco.

Já para quem não tem conta bancária na Caixa, é possível sacar o valor do FGTS no caixa automático com o CPF e senha do cartão cidadão – também de acordo com as datas disponibilizadas.




Para quem vai sacar menos de 100 reais, é possível fazer isso pela Caixa Lotérica também. Seu saque FGTS não caiu ainda? Veja esse artigo e vamos esclarecer o assunto até o final!

FGTS não Caiu na Data Prevista e agora?

fgts não caiu hoje
FGTS não Caiu na Data Prevista? Saiba como agir!

Alguns problemas comuns quando o FGTS não cai na conta podem ser: contas conjuntas e dados desatualizados na Caixa.

Um dos motivos pelo qual o FGTS não caiu ainda pode ser a data prevista de acordo com o mês do seu aniversário.




Para saber se o seu FGTS não caiu na data prevista mesmo, vamos te mostrar o calendário:

Para quem é correntista e recebe crédito automático:

  • Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março ou abril, recebe no dia 13 de setembro.
  • Quem nasceu em maio, junho, julho ou agosto, recebe no dia 27 de setembro.
  • Quem nasceu em setembro, outubro, novembro ou dezembro, recebe no dia 9 de outubro.

Para quem tem contas em outros bancos e nasceu em:

  • Janeiro – Recebe a partir de 18 de Outubro;
  • Fevereiro – A partir do dia 25 de Outubro;
  • Março – A partir do dia 8 de Novembro;
  • Abril – A partir de 22 de Novembro;
  • Maio – A partir de 6 de Dezembro;
  • Junho – A partir de 18 de Dezembro;
  • Julho – A partir de 10 de Janeiro (2020);
  • Agosto – A partir de 17 de Janeiro (2020);
  • Setembro – A partir de 24 de Janeiro (2020);
  • Outubro – A partir de 7 de Fevereiro (2020);
  • Novembro – A partir de 14 de Fevereiro (2020);
  • Dezembro – A partir de 6 de Março (2020).





Se você faz aniversário entre Janeiro e Maio e seu FGTS não caiu na conta da caixa, é importante verificar o que está acontecendo e se você tem direito ao saque.

FGTS não Caiu na Data Prevista ligue para Caixa!

Se o FGTS inativo não caiu, é importante entrar em contato com a Caixa e ver o que pode ter acontecido com o seu saldo.



Existe a opção também de ir presencialmente a uma agência para resolver logo qualquer pendência. Até porque, como falamos aqui, um simples dado errado pode reter o seu FGTS.

Então, se o FGTS não caiu na data prevista, verifique se você tem direito ao saque imediato, quantas contas têm e qual o valor disponível, para que não haja surpresas.

Tendo certeza de que você tem direito ao saque do FGTS, fica mais fácil de verificar o que pode ter acontecido com o seu fundo de garantia.

Além disso, não se esqueça de se ater às datas do calendário de quem é da poupança, conta corrente ou de outros bancos – já que os depósitos só acontecem a partir dessas datas.

Por fim, se tudo estiver certo, entre em contato por telefone com a Caixa e verifique o motivo do saldo ainda não estar disponível para você.

o fgts nao cai na conta poupança automaticamente

Valor do FGTS veio errado

O número da Caixa é 0800 724 2019. Com esse número, é possível saber o valor que você tem para sacar do FGTS e qual a data em que o valor estará disponível. Além disso, você pode conferir também pelo Internet Banking da Caixa ou app do FGTS.

Essas são as melhores maneiras de conferir se o seu saldo está correto. Mas se o valor depositado foi diferente do que o informado nesses canais, vá até uma agência mais próxima e explique a situação. Além disso, lembre-se de algo importante: para cada conta, você vai precisar fazer um saque.

Muitas pessoas pensam que o FGTS não caiu na data prevista apenas porque o valor que sacou foi diferente do que o informado no app ou no telefone.

Mas a questão é que: para sacar o valor total, você precisa ir para o próximo saque até que o terminal diga que não há mais contas para sacar e emita o comprovante de saldo zerado.

Outro ponto também é que você só pode tirar 500 reais por conta, então mesmo que tenha 10.000 no fundo de garantia, se tiver apenas duas contas só vai conseguir tirar 1.000 reais do FGTS.

Não consigo sacar o FGTS e agora?

Bem, como você deve imaginar, se o FGTS não caiu na data prevista, o FGTS não caiu na conta poupança da caixa ou na corrente, é necessário ir a uma agência.

De acordo com os assistentes da Caixa, se você tem conta ativa no banco e não recebeu automaticamente, é sinal de que há algum dado desatualizado. E se a poupança for conjunta, o valor não cai automaticamente.

Algumas das soluções para tentar antes de se deslocar para resolver o crédito do FGTS não caiu podem ser ligar no número do FGTS (que passamos no tópico anterior), entrar no app FGTS ou entrar no fgts.caixa.gov.br que é um serviço exclusivo que ajuda o trabalhador no saque desses valores.

E então, ainda tem alguma dúvida sobre por que o FGTS imediato não caiu? Então, veja o vídeo abaixo e esclareça ainda mais informações sobre o assunto!