Skip to content

Consultar Saldo FGTS – Dois passos simples!





Você sabia, que é possível consultar o saldo do FGTS em poucos minutos? Veja como é prático consultar o saldo do FGTS.

Como você sabe, quem trabalha com carteira assinada tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, também conhecido pelas siglas FGTS.

Mas, apesar de ser um benefício do trabalhador previsto em lei, nem sempre dá para confiar que a empresa está fazendo os depósitos de forma correta, todos os meses. E frequentemente é possível ouvir relatos na internet e na tv, de muitos trabalhadores já até foram pegos de surpresa.




Pois quando foram tentar sacar o saldo do FGTS em caso de aposentadoria ou usar para o financiamento da casa própria, ou mesmo para poder ter acesso ao saque imediato do FGTS recentemente, acabaram verificando que a empresa não havia feito o depósito.

Para evitar este tipo de problema e até mesmo poder cobrar os seus direitos junto à empresa quando necessário, o ideal é consultar o saldo do FGTS pela Caixa.

Neste artigo, vamos te mostrar algumas das principais formas de consulta. Fique ligado e não perca nenhuma informação:

Como Consultar Saldo FGTS online?

consultar saldo fgts pelo cpf
Consultar Saldo FGTS – Dois Passos Simples!

Consultar o saldo do FGTS tem se tornado cada vez mais fácil. Isso porque nos últimos anos, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pela gestão do Fundo de Garantia, juntamente com o Governo Federal, tem otimizado os processos para que os trabalhadores possam realizar suas consultas online.

Esse processo faz com que as longas filas, que costumavam se formar nas agências, sejam evitadas, na grande maioria das agências.




Mas há pessoas que ainda têm dificuldade para realizarem esse processo online, se você é uma delas, ou conhece alguém, este artigo é para vocês. Acompanhe os próximos itens. Você pode consultar o seu saldo do FGTS online, de duas formas.

Veja quais são:

Consultar o Saldo do FGTS pelo Site

  • Para fazer a consulta de saldo FGTS online, basta acessar da Caixa (caixa.gov.br/extrato-fgts).
  • Inserir o número do NIS (Número de Integração Social – que é o mesmo que o PIS) ou o número do CPF e a senha.
  • Em seguida, clique em extrato e veja qual o saldo você tem disponível em suas contas do FGTS.

consultar saldo fgts ativo

Vale ressaltar que se você ainda não tem cadastro, logo após acessar o site você deve digitar o seu CPF ou NIS, em seguida clicar em “Cadastrar a senha” e seguir os passos indicados pelo site.

Consulta de Saldo de Saque Imediato do FGTS

No site da Caixa, você também pode consultar saldo do saque imediato do FGTS.




Nesse caso, basta acessar o site (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx) e clicar na opção Saque Imediato “Acesse aqui”.

Depois disso, você só precisa digitar o número do seu CPF ou do PIS e a data do seu nascimento. Após esse passo, o sistema irá informar na consulta o saldo FGTS para saque.

Consultar o Saldo do FGTS pelo Aplicativo

Além do site, você também pode consultar saldo FGTS pelo aplicativo através do próprio aplicativo do FGTS.



  • É só acessar a loja de aplicativos do seu celular e baixar o APP FGTS. Em seguida, o processo para consultar saldo do FGTS online por meio do aplicativo, o processo é bem semelhante ao do site.
  • Digite seu CPF ou número do NIS, e em seguida insira sua senha. Caso você ainda não tenha clique em “primeiro acesso” e siga as orientações do aplicativo.
  • Logo após fazer o login, na página inicial do aplicativo você poderá ver saldo do FGTS.

Como Consultar Saldo FGTS pelo Telefone?

O site e o aplicativo são formas bastante eficientes de fazer sua consulta, no entanto, além dessas formas outra maneira prática de consulta de saldo do FGTS é por telefone:

  • 0800 726 0207.

Mensagem de Celular

A Caixa também disponibiliza um sistema, para que você possa receber mensagens de texto (SMS) em seu celular, relativas ao Fundo de Garantia.

Os avisos enviados informam a respeito do saldo atualizado que você tem disponível, o valor mensal que a empresa depositou em sua conta, entre outras informações.

Para que você possa receber as mensagens de texto, será necessário aderir ao sistema. Basta acessar o site da caixa:  (www.caixa.gov.br/extrato-fgts), digitar o CPF ou NIS e sua senha. E em seguida, clicar em “serviços no celular”. Verifique as informações prestadas pelo sistema, para finalizar o seu cadastro. Pronto!

É possível ver FGTS de pessoa falecida?

Para consultar o saldo do FGTS de uma pessoa falecida, você precisará ter em mãos o número do PIS e do CPF, e também a senha, caso essa pessoa já tenha se cadastrado anteriormente.

O processo é mesmo da consulta de saldo do FGTS no site da Caixa, ou no aplicativo do FGTS como já comentamos aqui no artigo.

Outra maneira de fazer essa consulta é levando os documentos da pessoa falecida, até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Como consultar meus saldos inativos? Confira.

Agora se o seu objetivo é fazer a consulta de saldo FGTS inativo, basta acessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br/extrato-fgts), inserir o seu CPF ou NIS e a senha.

Logo na sequência clicar em “extrato completo”. Dessa forma, você poderá ver quanto tem de forma detalhada em cada uma das contas do FGTS.

Gostou das dicas? Continue acompanhando mais informações aqui em nosso blog.