Skip to content

Aprenda a Consultar seu FGTS





O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado para proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. Para saber o quanto você tem a receber, será necessário fazer uma Consultar FGTS.

Todo mês é descontada do salário do trabalhador com carteira assinada uma quantia de 8% do valor do salário. Esse valor será depositado em uma conta na caixa.

A conta estará no nome do empregador e o FGTS pertence a ele. O FGTS é constituído pelo total que estiver depositado na conta. As pessoas continuam pagando o valor enquanto estiverem trabalhando.




Com a carteira assinada você e seu empregador serão obrigados a pagar. Caso você seja autônomo, você poderá também pagar, porém pagará os 20% sozinho.


fgts consulta

Consultar FGTS Caixa Telefone





Existem várias maneiras de Como Consultar FGTS, uma delas é através do seu telefone celular. A caixa disponibilizou um serviço mensagem por SMS que te mantem informado a respeito da regularidade dos depósitos feitos pelo empregador.

Assim, você poderá acompanhar o seu benefício sem necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa. O cadastro é bem simples e feito gratuitamente.

Você irá receber mensalmente informações sobre os depósitos e o saldo atualizado. Quando o seu saque estiver liberado, você também será avisado.

Se você preferir, pode baixar o aplicativo FGTS trabalhador. Com ele você consegue fazer a Consulta de FGTS com mais praticidade através do seu smartphone.

No App você também pode atualizar seu endereço e localizar os pontos de atendimento que estão mais próximos de você.

As vantagens de usar o aplicativo é que você pode fazer a Consulta do FGTS em qualquer hora e a qualquer lugar e ainda contribui para a sustentabilidade, evitando a impressão em papel.

O aplicativo está disponível para a versão Android no Google Play, para a versão IOS no App Store e a versão para Windows no Windows Fone. Para começar a usar o aplicativo basta baixa-lo em uma dessas plataformas.

Depois que o app estiver instalado você deverá se cadastrar. Para fazer isso você deve seguir os seguintes passos:

  • Vá à tela principal e clique na opção “Primeiro Acesso”
  • Leia o contrato e em seguida clique na opção “Aceitar”
  • Coloque o número do seu Número de Identificação Social (NIS) e logo depois clique na opção “continuar”
  • Preencha o formulário com as informações pedidas e clique na opção “Próximo”
  • Crie uma senha de até 8 dígitos e aperte a opção “cadastrar”
  • Pronto, o seu cadastro foi realizado com sucesso.

A partir daí você já pode consultar o extrato do seu FGTS em qualquer hora e a qualquer lugar, de forma, simples, rápida e fácil.

consultar fgts

Consultar FGTS Caixa 0800

Você poderá Consultar o FGTS através do telefone 0800 726 0207. Nesse telefone você não apenas consegue ver o FGTS, mas também o PIS, bolsa família e outros benefícios.

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 22h e nos sábados das 10h às 16h. Por telefone é possível consultar o saldo e fazer alterações de endereço.

Consultar FGTS Caixa Pelo Pis

Para fazer a Consultar FGTS Caixa através do Programa de Integração Social (PIS) você deverá ter um cadastro feito no site. Para fazer o cadastro basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse caixa.gov.br/extrato-fgts.
  • Informe o número do seu NIS e clique na opção “cadastrar senha”.
  • Leia o regulamento e clique na opção “aceito”.
  • Preencha os campos pedidos com os seus dados pessoais.
  • Crie uma senha de até 8 dígitos e confirme.
  • Logo você receberá uma notificação de cadastro realizado.
  • Depois de ter feito o cadastro, basta colocar o número do PIS e a senha cadastrada.


A partir dai, com o cadastro feito, todas as vezes que você quiser fazer o FGTS Consulta só será necessário fazer o login com o número do PIS e a senha.

Consultar FGTS Caixa Conta Ativa

Quando você Consulta ao FGTS e aparece que sua conta está ativa é porque ainda está sendo depositado mensalmente um valor, ou seja, você ainda está ativo.

Nesse caso a única coisa que você tem a fazer é Consultar FGTS para verificar o valor, pois ainda não poderá sacar.

Só poderá ser feito o saque do FGTS caso você seja demitido sem justa causa ou se você deseja comprar um imóvel para morar.

Quando você para de pagar a sua conta fica inativa. Apenas depois de certo tempo que você consegue sacar.

Para saber quando isso irá acontecer é necessário fazer uma Consultar FGTS através do aplicativo, do telefone 0800, do site ou indo até uma agência bancária.

Se você estiver apto a sacar o seu benefício, é só ir até uma das várias agências da Caixa Econômica Federal espalhadas pelo Brasil e fazer o saque. É muito simples e fácil.

consulta fgts caixa

Consultar FGTS Caixa Pelo CPF

Muitas pessoas não sabem o número do PIS e por isso preferem Consultar o FGTS utilizando o número do CPF. Como vimos, pelo site será necessário que você utilize o número do PIS, então essa não será a opção.

Então, a melhor alternativa de Como Consultar o FGTS é por meio do telefone 0800 disponibilizado. Esse processo ocorre de maneira simples e fácil. Você só precisará ligar para a central de atendimento e seguir as instruções contidas na chamada.

Através das opções dadas você seguirá no caminho da Consulta FGTS Caixa colocando as opções desejadas. Você deverá digitar o número do seu CPF e logo em seguida já receberá as informações sobre o seu fundo de garantia.

Todas as maneiras de fazer a Consulta FGTS Caixa são bem simples, prática e muito fácil. Basta você escolher  o que possui mais vantagem para você. Quer saber mais sobre o assunto? Leia também sobre Saque FGTS.

FGTS Consulta Extrato

Se você deseja saber Como consultar FGTS em seu serviço de extrato, saiba que é possível ter acesso às informações neles contidas até mesmo pelos últimos 6 meses, além de diversos outros detalhes sobre o serviço.

Para isso, tenha em mãos as informações de seu NIS (PIS/PASEP) e sua senha de cadastro, que pode também ser a Senha Cidadão.

Assim, de forma simples, é possível obter todos os lançamentos feitos no semestre.

Ao entrar no site do FGTS Consulta para acessar seus dados, você terá uma tela escrita “Sou Trabalhador”.

Nela, estará escrito Como acompanhar os depósitos do FGTS?”. Clique em cima dessa pergunta.

Você será redirecionado para um espaço chamado “Acompanhe seu FGTS”. Ao rolar a página, o botão verde “Consultar extrato” aparecerá. Clique nele.

Uma nova janela se abrirá, onde os dados citados acima serão pedidos e sua consulta poderá ser feita. Os dados cadastrais que aparecerão na tela são:

  • Saldo;
  • Dados cadastrais do empregador;
  • Data da última atualização realizada no saldo;
  • Dados cadastrais do empregado;

FGTS Consulta Online

É possível apostar em sua consulta do FGTS de forma online.

Além da opção citada acima, está disponível também o aplicativo do FGTS, que pode ser baixado nas plataformas Android, iOS e Windows.

O saldo da conta do FGTS é formado por depósitos mensais feitos pelo empregador equivalente a 8% do salário do empregado.

Os depósitos são obrigatórios e devem entrar na conta de cada trabalhador até o 7º dia do mês.

O fundo deve ser depositado em qualquer agência do banco Caixa Econômica Federal, ou em instituições financeiras credenciadas pelo governo, como as lotéricas e os serviços de internet banking.

FGTS Consulta Pagamento

Existem várias formas de acompanhar e Consultar FGTS, bem como saques e depósitos, especialmente agora com a implementação do serviço SMS.

– Porém, além das opções oferecidas acima, é possível contar com o recebimento de informações sobre seu FGTS em seu endereço residencial, em um período de 2 em 2 meses.

– Caso você não esteja recebendo informações sobre seu FGTS, é preciso ir a uma agência da Caixa Econômica Federal efetuar uma reclamação ou telefonar no 0800 726 0101.

– Uma vez que um dos maiores casos de erro nessa situação se dá através do endereço, certifique-se de conferir se ele está correto e completo.

– Se o problema maior for com o depósito e o pagamento, busque a DTR – Delegacia Regional do Trabalho, que entrará com contato com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Informações Extras Sobre o FGTS

O FGTS é coletado através de uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, também conhecida como CEF, em nome de cada trabalhador.

A soma de todas essas contas é composta em uma única conta usada pelo governo para financiar serviços variados.

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de compilar ativos financeiros que podem ser retirados em momentos especiais, tais como:

      • Quando for demitido sem justa causa;
      • Ao fim do contrato de trabalho por período determinado;
      • Aposentadoria;
      • Casos de doenças graves;
      • Construção de imóveis, aquisição de imóveis, liquidação ou amortização de uma dívida relacionada a contratos de hipoteca.

O FGTS pode ser retirado em qualquer agência CEF. As regras e documentação necessárias para a retirada variam de acordo com a situação do trabalhador.

Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador deve apresentar-se no banco com seus documentos de identidade, carteira de trabalho e Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, também conhecido como TRCT.

Os requisitos para retirar o FGTS em todas as situações podem ser encontrados na página da CEF e qualquer pergunta sobre FGTS será respondida em dias úteis, das 7 às 20 horas através do seguinte telefone: 0800 – 726 0101.

Agora que você sabe todo o possível sobre o FGTS Consulta, conte com esse serviço para otimizar sua vida financeira e para ter acesso a seus direitos como trabalhador! Qualquer outra dúvida pode também ser respondida através do site do FGTS.

veja o video: