Skip to content

Como consultar Dívida Ativa e Cadin por CPF

Michele estava reunindo documentos sobre as suas finanças e decidiu pesquisar como consultar dívida Ativa e Cadin por CPF. Porque, assim como muitos brasileiros, ela tem dúvidas sobre como fazer o procedimento e não tinha certeza se estava com o nome limpo!

E se assim como Michele,  se você faz parte deste grupo e quer aprender mais detalhes sobre a consulta Cadin dívida ativa, então chegou ao local certo.

A consulta da Dívida Ativa e Cadin, sigla de Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, é muito importante para avaliar se há registro de débitos nos órgãos públicos.

E para te ajudar, preparamos este artigo que contará com mais detalhes como consultar, o que é esta dívida ativa e Cadin e como suspender este registro. Então aproveite a leitura e saiba tudo sobre a consulta Cadin.

Como consultar dívida Ativa e Cadin pelo CPF?

consulta Cadin dívida ativa
Imagem: Coprodução / Google Internet

Se você precisa aprender com urgência sobre a consulta dívida ativa e Cadin, então preste atenção neste tópico, pois iremos ensinar passo a passo como fazer a consulta Cadin CPF.

Essa dívida costuma surgir quando se deixa de pagar algum imposto, como IPVA ou IPTU, por exemplo. Portanto, você pode usar o seu CPF para descobrir se existe alguma dívida ativa ou Cadin em seu nome. E esta consulta é muito simples, e pode ser feita na internet.

Em regra, o órgão responsável costuma entrar em contato com o cidadão e informar sobre a dívida, enviando uma intimação. Mas se este não foi o caso, você pode consultar a situação no site do Governo Federal. Veja como abaixo:

Consulta de inscrição do CPF na Dívida Ativa e Cadin

E como informado anteriormente, fazer esta consulta é simples e fácil, tudo de forma online. Mas para te ajudar, vamos ensinar um passo a passo detalhado sobre como fazer a consulta de inscrição do CPF na Dívida Ativa e Cadin, no Cadin federal.

Acompanhe abaixo:

Na dívida ativa

Para fazer a dívida ativa consulta, você deve:

  • Acessar o ⦁ portal REGULARIZE;
  • Clicar na opção Consultar Dívida Ativa;
  • Depois, selecione uma das abas sobre a dívida que deseja consultar;
  •  “Dívida Não Previdenciária”, “Dívida Previdenciária” ou “Dívida FGTS”.E se você acessar esse portal pela primeira vez, deverá fazer um cadastro, informando os seguintes documentos:
  •  CPF ou CNPJ;
  • Nome da mãe;
  • E-mail;
  •  Telefone;
  •  Data de nascimento;
  •  Senha;
  •  Frase de segurança.

Ao fazer isso, será encaminhado um código de verificação para o seu e-mail. Assim, é só inseri-lo para validar o cadastro. Com ele você pode acessar o portal por meio de senha ou de certificado digital, sempre que quiser.

No Cadin

Já a consulta por CPF no Cadin você irá:

  • No portal, clique no botão Consultar;
  • Depois, preencha o CPF/CNPJ e o código de controle da tela;
  • Pronto, a consulta pode ser feita.

Mas se surgir uma mensagem informando que não há pendências no Cadin, pode ser que a pendência não exista, ou foi quitada dentro do prazo. De toda a forma, a Receita Federal costuma entrar em contato com o devedor para informar a dívida e também envia uma intimação para o pagamento, que costuma ser acompanhada de um boleto com o valor do débito.

O que é Dívida Ativa e Cadin?

Em uma explicação rápida, a Dívida Ativa e o Cadin são os débitos declarados ou lançados e que não foram recolhidos. Por isso, eles são inscritos na Dívida Ativa e no Cadin, tanto federal quanto estadual ou Cadin municipal.

Uma dívida ativa é uma base de dados, como se fosse uma lista de negativados, que os governos inscrevem pessoas físicas e jurídicas que não pagaram algum tributo, como impostos, multas, taxas, etc.

Assim o nome da pessoa irá parar na dívida ativa devido a estes débitos, sejam eles municipais, estaduais ou federais. E quando a pessoa tem débitos inscritos em dívida ativa será incluído no Cadin, que é um banco de dados com todos os nomes dos contribuintes com débitos.

Quando um contribuinte está no Cadi, ele não consegue ter acesso a diversos serviços, como:

  •  Certidão de Regularidade Fiscal (Certidão Negativa de Débitos);
  •  Contratar financiamentos públicos;
  • Se cadastrar em concursos públicos;
  •  Usufruir do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
consulta por cpf no Cadin
Imagem: Coprodução / Google Internet

Consultar Dívida Ativa Cadin por CPF SP

Se você quer saber como consultar Dívida Ativa Cadin por CPF em São Paulo, acompanhe o passo a passo abaixo que mostra em detalhes.

  • Entre no site da Secretaria Municipal de ⦁ Fazenda de São Paulo;
  •  Vá até a opção Cadin Municipal – Consulta Inscritos;
  •  Depois, digite o CPF;
  •  confira a autenticidade.

Pronto, você pode consultar a dívida desejada que está inscrita no Cadin, usando o seu CPD.

Como excluir e suspender registro no Cadin

Se além de saber como consultar dívida ativa e Cadin por CPF, você deseja aprender a excluir e suspender este registro, veja mais neste tópico. É importante ressaltar que este serviço é prestado por telefone ou e-mail, e o cidadão deve entrar em contato com a unidade da PGFN do domicílio tributário, para poder fazer a solicitação.

Assim, neste serviço, o contribuinte pode pedir a suspensão e exclusão de um registro no Cadin. Mas essa solicitação deve ser fundamentada. Neste artigo, você entendeu mais sobre como consultar a dívida ativa e Cadin por CPF e aprendeu formas diferentes de fazer este procedimento. No vídeo você aprende esse processo com mais detalhes.

E agora que você já sabe como realizar o Cadin federal consulta, acesse o nosso site e encontre mais conteúdos como esse, que facilitam na solução de problemas no dia a dia. Acesse agora mesmo e aproveite todos os nossos conteúdos!