Skip to content

Retire o Certificado de Regularidade do FGTS sem Erro!





Acompanhe o passo a passo para emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Quem possui empresa sabe bem, o quanto é importante manter as suas obrigações em dia. Desde o pagamento dos tributos, recolhimento de benefícios sociais, o pagamento dos trabalhadores, entre outras obrigações.

Com tantas responsabilidades, é fundamental ficar atento se todas essas obrigações estão sendo pagas em dia. E um documento importante relacionado ao FGTS, é o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF. Ter este comprovante em mãos de forma prática é essencial, pois ele costuma ser solicitado em diversas ocasiões.




Embora seja um documento relativamente fácil de conseguir, muitos empresários e empreendedores não sabem como solicitar.

E foi pensando nisso, que nós desenvolvemos este artigo. Ao longo desta leitura, nós vamos mostrar o passo a passo de como emitir o Certificado de Regularidade do FGTS, de forma simples.

Continue acompanhando nosso conteúdo, e saiba mais a respeito deste assunto:

O que é Certificado de Regularidade do FGTS?

certificado de regularidade do fgts empregador domestico
Certificado de Regularidade do FGTS como tirar

O Certificado de Regularidade do FGTS, também conhecido como CRF, é um documento que como próprio nome diz serve para certificar que a situação de pagamento do FGTS está regular.

Ou seja, por meio do Certificado de Regularidade da Situação FGTS/ CRF, é possível comprovar que a empresa está fazendo o pagamento de forma adequada, e que não possui nenhuma pendência com o Fundo de Garantia.

Onde emitir o Certificado de Regularidade do FGTS?





É possível emitir Certificado de Regularidade do FGTS no site da Caixa Econômica Federal), de forma prática.

Acompanhe o passo a passo:

  • 1º Passo: Acesse o site da Caixa: (http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx)
  • 2º Passo: Após acessar o site, clique na opção “Benefícios e Programas”, que está disponível no menu da página inicial;
  • 3º Passo: Na sequência, você deve ir até o menu Benefícios do trabalhador e clicar na opção “FGTS”;
  • 4º Passo: Clique agora na opção “FGTS acesso rápido”. Na seção “Para o Empregador” clique em “Consultar CRF” (Certificado de Regularidade do FGTS);
  • 5º Passo: Escolha então o tipo de consulta que você pretende fazer. Pelo CNPJ ou pelo CEI. Em seguida digite apenas a numeração do documento. Logo após, basta preencha os números do código de verificação e clique em “Consultar”.
  • 6º Passo: Na próxima tela você verá o certificado, e para poder imprimir clique em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS”. Semelhante ao que aparece na imagem a seguir:
certificado de regularidade do fgts autenticar
Como tirar o certificado de regularidade do FGTS

Outra forma de obter o Certificado

Caso você não tenha familiaridade com o sistema e precise de ajuda para poder imprimir ou tirar o Certificado de Regularidade do FGTS, você pode ir até agência da Caixa Econômica.




Na agência, você deverá solicitar ao gerente para que possa fazer a emissão do certificado de regularidade do FGTS.

Qual a Validade do CRF?

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, o período de validade do Certificado de Regularidade do FGTS – CRF é de 1 mês. Justamente o período em que deve ser feito o pagamento do FGTS.

Depois deste período, é necessário solicitar um novo certificado com dados atualizados em relação a situação da sua empresa junto ao pagamento do Fundo de Garantia.

Em quais situações o Empregador NÃO pode emitir o Certificado?




Caso você tenha feito a consulta e não tenha conseguido verificar o certificado, é importante ressaltar que existem algumas situações que o empregador fica impedido de emitir o certificado como, por exemplo:

  • Em caso de débitos
  • Em casos de parcelamento atrasado
  • Quando há inadimplência de fomento, ou seja, quando há débito relativo a financiamento junto a Caixa
  • Se houver indícios de irregularidades
  • Em caso de bloqueio do Certificado de Regularidade – CRF/ FGTS

Nesses casos, para que você consiga emitir o certificado é importante regularizar a situação o quanto antes.

No site da Caixa, você pode acompanhar como regularizar pendência em cada tipo de situação específica:c(https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/Crf/FGECfSDuvidasMaisFrequentes.asp#PER027)

Para que serve este certificado?

O Certificado de Regularidade do FGTS da empresa, de caráter comprobatório importante em relação a situação regular da empresa sobre os pagamentos do Fundo de Garantia.

E deve ser apresentado de forma obrigatória em diversas situações como, por exemplo, na hora de solicitar um financiamento em um órgão público. Ao participar de processos de licitações, pedir isenção ou subsídio do governo, entre outras situações.

Quem é responsável por emiti-lo? Saiba!

O responsável por emitir de forma exclusiva o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia é a Caixa Econômica Federal, que é o banco que faz a gestão dos valores do Fundo de Garantia.

É a Caixa também que atesta a seguridade e verificar a autenticidade certificado de regularidade do FGTS.

Além disso, todos os dados ficam emitidos pelo empregador, ficam armazenadas durante 24 meses no banco de dados do sistema. Que poderão ser consultados durante este período.

Agora que você já sabe como emitir certificado de regularidade do FGTS empresa, continue acompanhando as outras informações que estão presentes aqui em nosso blog para poder tirar outras dúvidas sobre o Fundo de Garantia.