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Certidão FGTS – Saiba Como Tirar





A Certidão FGTS, também conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS é um documento emitido pelo órgão comprovando que o cidadão não possui qualquer tipo de débito direto com o FGTS

Essa certidão é emitida para pessoas jurídicas com CNPJ ou pessoas físicas com CEI.

Ou seja, se você possui funcionários registrados sob sua responsabilidade – seja física ou juridicamente, você pode emitir a certidão. Todo empregador formal deve pagar um valor equivalente a 8% do salário de seus funcionários ao FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, como o nome sugere, é um fundo que recebe esses depósitos mensais para o funcionário.

Dessa forma, quando houver rompimento do contrato de trabalho – demissão – o empregado pode sacar o valor arrecadado para se estruturar até encontrar um novo emprego.




É obrigação legal e civil do empregador pagar essas guias mensalmente.

Quando elas são devidamente pagas, não pesa contra o empregador nenhum débito perante o FGTS.

Sendo assim, você pode emitir ao Certificado de Regularidade do FGTS comprovando que não há nenhuma irregularidade.

Se houver algum débito pendente, o certificado FGTS não poderá ser emitido! Para você ter acesso ao Certificado de Regularidade do FGTS CRF, sua emissão pode ser feita virtualmente.

Preparamos um passo a passo para auxiliá-lo a emitir a certidão negativa FGTS, confira:

Para Que Serve a Certidão de Regularidade do FGTS

Esse é um documento com valor em todo o território nacional.




Funciona da seguinte forma: se você possui funcionários registrados em seu nome ou em nome de sua empresa, você deve contribuir mensalmente com o FGTS.

Se sua contribuição está sendo paga regularmente de forma correta, você não tem nenhum débito perante o FGTS.

Dessa forma, o certificado de regularidade do FGTS é emitido para o seu CEI ou CNPJ.

Esse documento pode ser solicitado em diversas situações: licitações, financiamentos e empréstimos empresariais, concessões públicas etc.

Portanto, esse documento nada mais é do que uma prova de regularidade do FGTS para quaisquer fins.

Quem Deve Tirar a Certidão Regularidade FGTS

Essa certidão pode ser emitida por qualquer pessoa – física ou jurídica – que possua funcionários registrados.

Se você possui uma empresa – CNPJ – ou se emprega enquanto pessoa física – CEI – você deve pagar a guia de FGTS.

Portanto você estará apto a emitir sua FGTS certidão sempre que precisar!

Empregadores de qualquer esfera devem contribuir mensal e regularmente.

Essa é uma obrigação do patrão que garante e assegura o Fundo de Garantia dos funcionários.

Como Emitir Certidão FGTS

Você poderá tirar o certificado de regularidade do FGTS – CRF em poucos minutos pela internet.

Confira como você deve proceder para emitir certidão FGTS:

  • Acesse o site oficial da Consulta CRF disponível no site da Caixa Econômica Federal;
  • Clique na opção “Consultar CRF”;
  • Na nova página exibida, selecione CNPJ ou CEI, de acordo com a sua modalidade como empregador – então digite o número sem qualquer pontuação, traço ou espaço;
  • Deixe o campo UF em branco;
  • Digite o Código de Verificação e clique em Consultar.

Uma nova tela será exibida com a Certidão Negativa FGTS devidamente pronta com suas informações.

Você poderá salvar o arquivo ou imprimir diretamente.

Contato do FGTS

Caso você precise de mais ajuda, o FGTS e a Caixa disponibilizam um número de contato para os clientes.

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios e questionamentos poderão ser resolvidos por este canal.

O número 0800 276 0207 é o telefone de contato ao qual qualquer pessoa pode e deve se reportar.

A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer lugar do país qualquer lugar do país!

Se você desejar atendimento presencial, as Agências da Caixa Econômica também estão à disposição para tirar qualquer tipo de dúvida relacionada ao FGTS.

Veja o video: