Skip to content

Aprenda a fazer o Cálculo do FGTS





Entender como fazer o Cálculo FGTS é essencial para saber qual o valor que o empregador precisa depositar mensalmente na conta do benefício e até mesmo para entender o cálculo do FGTS em atraso, caso esse seja seu caso. Essa é uma medida que tem como objetivo dar mais segurança para o contribuinte.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado pelo Governo Federal, na década de 60. Esse benefício tem como objetivo dar mais segurança para os trabalhadores que são demitidos por justa causa.

O valor a ser depósito mensalmente é o equivalente a 8% do salário do funcionário. Dentro desse cálculo, além da remuneração bruta, também são levados em conta fatores como: horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade e periculosidade, 13ª salário, férias e outros adicionais.




Essa quantia deve sempre ser depositada até o dia 7 do mês seguinte ao trabalhado, pelo empregador. Além disso, ela precisa constar no holerite (contracheque). Para realizar o cálculo FGTS, basta pegar o valor bruto da remuneração e multiplicar pelos 8%.

Clique no link abaixo para ir direto no assunto desejado.

rescisão de contrato

Cálculo FGTS Em Atraso





Além de entender como calcular FGTS atrasado, o empregador também precisa levar em conta as multas referentes ao não pagamento das parcelas anteriores. O acréscimo é de 5% no mesmo mês e 10% nos meses seguintes.

Além disso, o empregador precisa seguir as determinações do Artigo15 da Lei nº 8.036/90. Entre as determinações dentro dessa lei estão:

  • Saldos apurados que se encaixam dentro do art. 12, § 4º;
  • Multas;
  • Correção monetária;
  • Juros moratórios devidos entre outros acréscimos.

É importantíssimo que o pagamento do FGTS seja feito sempre em dia. Caso o empregador não faça o depósito, ele está sujeito a multas, bem como processos judiciais.

Se você fazer esse cálculo, com o acréscimo de atrasos, basta acessar essa calculadora online, disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.

Cálculo FGTS

Cálculo FGTS Com Multa

Toda vez que um empregador desliga um funcionário de suas funções, é necessário fazer o cálculo rescisão trabalhista. Essa soma leva em conta todos os fatores já citados acima. Além disso, dentro dessa fórmula também é preciso acrescentar 40% do valor do fundo já depositado.

Outro detalhe que muitos empregadores não sabem, é que o não pagamento do FGTS, pode obrigar que a empresa faça a quitação do valor total das mensalidades no ato da rescisão de contrato.

Segundo a  Lei 8.036/1990, bem como medidas posteriores, o empregador que não realizar esse pagamento poderá sofrer penalidades previstas em lei. Além disso, ele fica impedido de emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND) ou a Certificação de Regularidade.

Além disso, o não pagamento desse direito por parte do contratante, não responsabiliza de nenhum modo o contratado. Isso porque, segundo a legislação, o empregado não pode ser penalizado pela falta do empregador.

calculo exato rescisão

Cálculo FGTS Online

Uma das facilidades da Era Digital, é que agora é possível fazer o cálculo FGTS de maneira errada. Atualmente, existem várias ferramentas que possibilitam saber o valor exato desse benefício, com apenas alguns cliques.

Você pode usar, por exemplo, a calculadora fácil. Ela permite que o usuário calcule o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço mensal de maneira simples e fácil. Para usar essa ferramenta, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site da plataforma através do site;
  • Preencha os campos Salário bruto, Data inicial, Data final e Saldo anterior;
  • Clique em calcular.

Pronto, em poucos minutos já é possível saber qual o valor que você precisa depositar na conta de FGTS do trabalhador. Lembre-se, o pagamento desse benefício é obrigatório.

Todos os trabalhadores que atuam dentro do regime CLT, tem acesso a esse benefício. Dentro das exigências mínimas, se enquadram os seguintes funcionários:

  • Trabalhadores que atuam em regiões rurais
  • Funcionários em regime temporários
  • Atletas profissionais
  • Trabalhadores domésticos com vínculo empregatício


É muito importante ressaltar que o pagamento desse direito fica a cargo exclusivamente do empregador. De nenhum modo o empregado deve fazer o recolhimento desse valor.

Cálculo FGTS Demissão

Quando um funcionário é demitido por justa causa, ele tem direito a receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Esse benefício visa justamente dar mais segurança para o contribuinte.

Durante seis meses, ou até conseguir outro emprego, ele receberá o valor de um salário mínimo para suprir as necessidades do lar. Esse direito é garantido por lei.

Na hora da demissão, o empregador precisa fazer o cálculo de todos os encargos devidos. Dentro dessa fórmula, são enquadrados vários itens e adicionais, tais como: férias, 13ª salário, FGTS não pago do período e etc.

calculo rescisão

Cálculo Rescisão





O Cálculo Rescisão trabalhista é um dos mais importantes para o empregador. Ele é feito quando o contrato do trabalhador termina e ele precisa ser desligado da empresa.

Dentro dessa fórmula, o contratante precisa somar os 40% da multa, que deve ser somado em cima do saldo atual do Fundo, bem como, férias, 13ª e o valor não depositado no período da demissão.

O não pagamento da rescisão pode gerar uma série de complicações para o empregador. Por conta disso, é muito importante ficar com essa questão em dia. Confira abaixo alguns dos motivos do por que é essencial calcular rescisão de trabalho.

  1. Deixa a empresa em dia

Acertando os valores com o trabalhador, a empresa sempre ficará em dia com os órgãos reguladores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

  1. Evita-se multas

Outro motivo para realizar o cálculo de rescisão de maneira correta é que, dessa maneira, o empresário evita pagar multas relativas ao atraso ou ao descumprimento das leis em vigor.

  1. Evita-se processos trabalhistas

O cálculo errado da rescisão ou o não pagamento da mesma também pode gerar uma série de processos trabalhistas. Eles podem ser movidos tanto pelo ex funcionário, como, também, pelo sindicato responsável.

Por conta desses motivos, é muito importante realizar o cálculo FGTS. Essa é uma medida que assegura tanto o empresário, como, também o trabalhador. Dessa forma, é possível se manter sempre em dia com as leis trabalhistas.

Quer saber mais sobre como realizar o cálculo de encargos trabalhistas? Então não deixe de conferir outros artigos do nosso site. Aproveite e veja como é simples verificar o extrato do seu fgts aqui.

Aproveite e deixe o seu comentário e curtida na nossa fan page.