Skip to content

Antecipação do FGTS: Como funciona o saque – Aniversário

A antecipação do FGTS é um assunto que tem interessado muito Juliana e faz com que ela pesquise bastante como conseguir essa renda. Afinal, este dinheiro vai contribuir bastante para que ela consiga pagar as contas e quitar algumas dívidas.

Para isso, ela decidiu pesquisar mais sobre a modalidade de saque aniversário, e como ela poderia solicitar o seu.

E se assim como ela, você faz parte deste grupo e quer aprender mais detalhes sobre a antecipação do FGTS aniversário, então chegou ao local certo. Nesse artigo traremos um guia detalhado do saque antecipado FGTS e como fazê-lo.

Acompanhe os tópicos abaixo e boa leitura!

O que é a antecipação do FGTS

antecipação do fgts aniversário
Imagem: Coprodução / Google Internet

Antes de entender como funciona, vamos aprender o que é a antecipação do FGTS. Leia mais detalhes neste tópico e fique sabendo de tudo sobre esse assunto!

Este é um serviço feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) que disponibiliza o valor para pessoas físicas que optarem pelo saque aniversário.

Esta é uma modalidade onde o cliente tem direito de sacar um valor determinado no mês de seu aniversário. Ele varia de acordo com o valor total do FGTS disponível na conta.

Assim, a antecipação é um empréstimo do valor equivalente em até três parcelas do Saque Aniversário do FGTS. Ao pedir essa antecipação, o cliente tem o direito ao saque, a depender do valor disponível na conta!

Mas como aderir ao saque aniversário? Para ter essa resposta, leia o tópico a seguir.

Como aderir ao saque-aniversário?

Para solicitar o benefício do saque aniversário é muito simples! Ele não é obrigatório, mas quem quiser aderir, pode seguir procedimentos fáceis, como você verá abaixo!

Além do tradicional saquê-rescisão, esta é outra opção disponível para o saque do FGTS. Na primeira modalidade, o trabalhador só tem direito ao saque após ser dispensado do emprego.

Já o saque-aniversário libera uma parte do fundo de garantia todo ano, no mês de aniversário do cliente. A adesão de ambas as opções pode ser feita pelo app do FGTS, com os valores sendo transferidos direto para a conta corrente.

No próprio aplicativo você pode fazer o procedimento. Veja como, no passo a passo abaixo e saiba sobre o saque aniversário, antecipação FGTS como funciona.

  • No dispositivo, acesse o app FGTS;
  • Faça o login, usando o seu CPF e senha;
  • Confirme os dados;
  • Clique em Continuar;
  • Abrirá uma página de Termos e Condições;
  • Digite o seu número de celular;
  • Clique em “Continuar”;
  • Escolha a opção Saque Aniversário;

Pronto! Você aderiu à modalidade de saque aniversário e pode também fazer a antecipação do FGTS. Veja com mais detalhes sobre este procedimento nos próximos tópicos.

Quem tem direito ao saque antecipado do FGTS?

A modalidade de saque aniversário está disponível a todos os trabalhadores que recebem o FGTS, que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Portanto, tem direito ao FGTS e o seu saque antecipado os trabalhadores que atendam aos seguintes requisitos:

  • Trabalhadores de carteira assinada, na modalidade CLT;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores domésticos;
  • Contratados de forma temporária.

Todos esses casos podem optar pelo saque na modalidade de aniversário.

Como antecipar o saque-aniversário

O trabalhador pode conseguir a antecipação do FGTS no valor do saque-aniversário, se optar por esta modalidade de saque.

Quem fizer a adesão da antecipação saque aniversário pode contratar o serviço no banco em que é correntista.

Se for do Banco do Brasil, por exemplo, tem a opção CDC FGTS Saque Aniversário, podendo antecipar o valor de até três saques, sem comprometer o orçamento mensal. As parcelas são descontadas no momento em que você recebe o saque aniversário.

E para contratar, veja um passo a passo a seguir.

  • No app do FGTS, acesse a sua conta;
  • autorize o banco, no caso o Banco do Brasil;
  • de volta ao app do FGTS, veja o valor de seu saque aniversário;
  • depois entre no app do banco;
  • solicite o empréstimo;
  • Informe qual o valor da parcela que quiser antecipar;
  • Selecione o ano de vencimento.

Pronto, é só aguardar o banco confirmar se aceita ou não a proposta. E lembre-se que a antecipação do Saque Aniversário só é possível se você confirmar o banco para visualizar o seu saldo FGTS.

Saque do FGTS emergencial 2021

A Caixa estuda se vai liberar a antecipação do FGTS emergencial aos trabalhadores brasileiros na antecipação do FGTS 2021.

Esta modalidade ocorre desde o fim de 2020, quando permitiu o resgate de até R$ 1.045 do FGTS e pode ser estendida em 2021.

Neste artigo, você entendeu mais sobre como fazer a antecipação do FGST e saque aniversário. E nesse vídeo você aprende esse processo com mais detalhes.

E agora que você já sabe a antecipação do FGTS, acesse o nosso site e encontre mais conteúdos como esse, que facilitam na solução de problemas no dia a dia. Acesse agora mesmo e aproveite todos os nossos conteúdos!

Importante lembrar que este site não é o oficial do FGTS. Nosso objetivo é apenas auxiliar nossos leitores com informações precisas e confiáveis. 

Acompanhe outros artigos na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: Site: URL: https://fgtsconsulta.com.br/

Vídeo sobre o assunto: