Skip to content

LIBERADO – 4º Lote de Restituição do IR já Está Disponível!





O 4° lote restituição do Imposto de Renda começará a ser pago em 16 de setembro de 2021.

Esse lote de restituição refere-se a todas as declarações de Imposto de Renda que foram entregues a Receita Federal até o dia 22 de abril de 2021 e que não continham nenhuma pendência.

A declaração de Imposto de Renda do ano 2020, deve ser entregue durante o período de 07 de março a 30 de 2021. Para quem não teve nenhum tipo de pendência, a Restituição do Imposto de Renda primeiro lote, ocorrerá em 17 de junho desse ano.

O segundo lote será no dia 15 de julho e o terceiro lote de restituição do imposto ocorrerá no dia 15 de agosto de 2021.




No entanto, como já estamos processando agora em setembro, o 4° lote restituição do Imposto de Renda, iremos ao longo deste artigo explorar através dos tópicos abaixo esse tema:

4º Lote de Restituição do IR, Como Funciona?
Quando Será Pago o 4º Lote de Restituição do IR?
Aprenda a Consultar sua Restituição
Saiba mais sobre a Malha Fina

4º Lote de Restituição do IR, Como Funciona?

Durante o período de 07 de março a 30 de abril de 2021, você tem uma obrigação anual, que é a entrega de sua declaração de imposto renda pessoa física ano 2020, para a Receita Federal.




Uma vez cumprida essa obrigação dentro desse prazo e é claro, sem nenhuma pendência de informações e de documentação, você fica aguardando em qual lote restituição do imposto de renda você será contemplado.

É muito importante lembrar que, você só deverá estar em um lote de restituição do imposto de renda 2021, se ao final da conclusão de sua declaração, você teve imposto de renda restituir, ou seja, receber algum valor de volta.

E assim, uma vez contemplado no 4° lote restituição do Imposto de Renda, você terá seu valor depositado em uma conta corrente ou conta poupança, indicado por você, quando você está fazendo a sua declaração.

Quando Será Pago o 4º Lote de Restituição do IR?

O 4° lote restituição do Imposto de Renda começará a ser pago no dia 16 de setembro de 2021. Esses pagamentos  são realizados através de lotes.



Os lotes são divididos ao longo do segundo semestre de todos os anos.

⦁ O primeiro lote será pago em 17/06/2021com uma correção de 1,54% da taxa Selic.
⦁ O segundo lote restituição do imposto de renda será pago em 15/07/2021 com uma correção de 2,01% da taxa Selic.
⦁ O terceiro lote será pago em 15/08/2021 com uma correção de 2,58% da taxa Selic
⦁ O quarto lote da restituição do imposto de renda de 2021 começará a ser pago em 16/09/2021 com uma correção de 3,08% da taxa Selic
⦁ O quinto lote será pago a partir de 15/10/2021
⦁ O sexto lote será pago a partir de 18/11/2021
⦁ O sétimo lote será pago a partir de 16/12/2021

A taxa Selic de correção para os três últimos lotes, ainda não foi divulgada.

Aprenda a Consultar sua Restituição

Para você consultar o 4° lote restituição do Imposto de Renda e saber se você foi contemplado ou não, basta você acessar o endereço a seguir e digitar seu CPF e sua data de nascimento.

Você não pode ter pendencias em sua declaração: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/index.asp.

Conforme o status de sua declaração junto Receita Federal, o site lhe responderá que sua restituição já foi enviada para crédito em Banco escolhido e sinalizado por você no momento da realização de sua declaração ou que seus dados ainda estão sendo processados pela Receita Federal, ou o que é pior, se você caiu na malha fina.

Você também pode ir pessoalmente qualquer Agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 para as demais localidades.

Segundo a receita, a prioridade na restituição do primeiro lote, é para idosos acima de 60 anos e deficientes.

Para o ano de 2021 surgiu uma novidade, que a inserção de professores. A partir do segundo lote, segue a regra de quem declara primeiro, portanto seguem a ordem da data de envio da declaração.
lote residual de restituição do imposto de renda pessoa física

Saiba mais sobre a Malha Fina

De uma maneira bem simples, o Imposto de renda a ser restituído nos Lotes da Receita Federal ao longo do segundo semestre de cada ano, é a diferença entre o valor total que você declarou e pagou como contribuinte e o cálculo que a Receita realiza.

Esse cálculo, é baseado nas suas informações e documentos, após descontar todos os itens que geram descontos no imposto, como número de dependentes, gastos com educação e despesas médicas.

Portanto, no momento dessa verificação de dados, se houver qualquer tipo de inconsistências na declaração do imposto IRPF que impossibilite a sua restituição, você cai no que chamamos de Malha Fina.

A Receita funciona como uma peneira e em alguns casos, isso pode resultar uma investigação mais aprofundada.

Além disso, a inconsistência pode ser de uma simples data errada, um dependente que não pode ser mais dependente para fins de imposto de renda, ou até mesmo inconsistência de valores. Nesses casos é só refazer a declaração corretamente e reenviar.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a consultar e a conhecer melhor como se dá o lote restituição do Imposto de Renda.

Não perca Tempo! Aproveite e acesse nosso blog: FGTS Consulta e veja outros artigos.